quinta-feira, 28 de outubro de 2010

E.E. “Luiza Nunes Bezerra”, realiza a 2ª etapa da Gincana da Leitura Modalidade Poesia/Poema – Ano 2010.

“A poesia tem modo próprio de ensinar e educar: não ensina e educa apenas pelo que conta e informa, mas pelo que revela do ser humano, do que ele tem de mais precioso, que é a sua necessidade de transcender o contingente, o imediato, e transformar em alegria a pobreza do banal.” (FERREIRA GULLAR)

O papel da escola em relação a leitura alterou–se muito nos últimos tempos, exigindo alternativas metodológicas que aproximem os estudantes das obras literárias. As situações que fazem a mediação, colocando o leitor em contato com a literatura propiciam a construção de um repertório de enredos, de personagens, de raciocínios, de argumentos, de conceitos envolvendo todas as áreas do conhecimento.
O Projeto Gincana da Leitura constitui-se uma estratégia para promover a troca entre os leitores, socializar as ideias, as impressões, as histórias, os pontos de vista...Procura, através de inúmeras atividades literárias, desenvolver a familiaridade do aluno com o mundo da leitura de todos os gêneros textuais, de modo que o leitor em formação possa perceber a importância da leitura para sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer esse gosto e essa necessidade.
Nos dias 19, 20, 21 e 22/10 aconteceu a 2ª etapa do Projeto Gincana da Leitura, ano 2010. As turmas participaram de um “Recital de Poesias/Poemas”. O primeiro ciclo apresentou poesias de diversos autores. Cada turma usou a criatividade para introduzir ritmo ou sons aos textos apresentados. O segundo e o terceiro ciclos produziram os poemas a partir de um livro lido. O trabalho envolveu várias etapas: a escolha e leitura do livro, a escrita do resumo, a elaboração dos poemas e os ensaios.
Os alunos assumiram o papel de locutores durante o recital, apresentando os livros lidos e os colegas que recitaram. Como a escola promove ações metodológicas diversificadas para desenvolver a competência comunicativa dos alunos através do “Projeto Rádio Educativa: Locutor para a vida”, houve perfeita interrelação entre os dois projetos. Com a vivência dessas práticas os alunos vão descobrindo paulatinamente que são capazes de dizerem sua palavra, oral ou escrita, para falar da sua e de outras culturas, para contar histórias, para falar dos seus anseios, suas necessidades e expressar-se mediante qualquer situação comunicativa.
As experiências com a leitura devem promover a aproximação com o ato de ler transformando-o em uma ação prazerosa, apaixonante. As diversas práticas literárias do Projeto Gincana da Leitura proporcionam aos alunos a oportunidade de tornarem-se leitores, capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem, de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos, disponíveis para a comunicação humana no dia a dia, de expressar seus saberes, de objetivar suas intenções, de ler e escrever com autoria um novo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário