quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Releitura da obra de Tarsila do Amaral - Abaporu, com os alunos do 5º Ano "D" e 6º Ano “A” e “B” sob a orientação da Profa Elení Lucia

“A Arte nos mostra diferentes maneiras de significar o mundo. (...) ela nos possibilita criar, imaginar e recriar a realidade.

Para fazer Arte os artistas operam as idéias, pensamentos e sentimentos, concretizando-os através de técnicas procedimentos e materiais.”

Sergio Cunha

Partindo desses princípios, iniciou-se um estudo sobre a vida e as principais obras da artista Tarsila do Amaral com os alunos da 2ª Fase do II Ciclo “D” (5º Ano) e 3ª Fases do II Ciclo “A” e “B” (6º Ano) sob orientação da educadora Elení Lucia.

No decorrer da apreciação e estudo de algumas obras (A Negra – 1923, Abaporu – 1928, Operários – 1933) foi realizado um resgate histórico sobre o contexto sociocultural da época na qual a artista estava inserida com o objetivo de facilitar a leitura das obras. Utilizou-se para desenvolver esta etapa vários recursos pedagógicos, dentre eles, a sala de informática a qual foi de suma importância para que os educandos pudessem visualizar as obras dessa grande artista brasileira. Depois disso, reproduziu-se o desenho da obra Abaporu para os estudantes analisarem e pintarem.

E para finalizar esse trabalho, solicitou-se que os educandos fizessem a releitura do Abaporu. E, aos poucos, ideias, pensamentos, sentimentos, experiências de vida foram ganhando linhas, formas, cores... E o resultado? Pois é, ele está aí! E mais! Algumas dessas ideias foram contempladas no Projeto Educação Ambiental “Lixo transformado em Arte” e reproduzidas em quadros, nos quais esta sendo utilizado a técnica milenar do mosaico com o material reciclável (frascos de xampus, amaciantes, água sanitária, tampinhas etc). Afinal de contas, grandes artistas continuam surgindo em nosso país e é necessário descobrí-los, como também oportunizar meios para que mostrem todo esse talento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário