quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto Gincana da Leitura

A E.E. “Luiza Nunes Bezerra” promoveu no dia 02/06/10 a primeira etapa do Projeto Gincana da Leitura – ano 2010.
Nesta etapa os alunos construíram uma maquete com materiais recicláveis representando uma cena de um dos livros lidos durante o semestre. Priorizou-se além do incentivo à aquisição do hábito da leitura, a integração dos Projetos Educação Ambiental: “Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta” e o Projeto “Família na Escola”.
Com o trabalho ficou evidente o domínio da habilidade criativa dos alunos no manejo com os materiais recicláveis, dando um “novo olhar” para os materiais que, no senso comum chamamos de “lixo”.
Essa experiência mostrou a importância do incentivo à leitura e como os alunos são capazes de reinventar uma realidade recorrendo aos conhecimentos adquiridos em todas as áreas. A construção das maquetes possibilitou a reflexão sobre como os seres humanos expressam seus sentimentos, manifestam suas culturas, relacionam-se entre si e com o ambiente.
Através da exposição das maquetes os alunos tiveram acesso a diversos livros que, representados de forma significativa, despertou a atenção para futuras leituras, atingindo, desse modo, o objetivo principal do projeto que é aguçar a curiosidade dos alunos para a leitura. Como cada maquete tinha um resumo, o leitor teve a possibilidade de manter o primeiro contato com a obra.
Muitos pais compareceram a escola e, geralmente acompanhados pelos filhos, analisavam os trabalhos, liam os trechos das obras e teciam comentários a respeito das personagens, dos cenários ou das alternativas ambientais representadas.
Oferecer um ambiente propício ao ingresso dos alunos ao mundo mágico da leitura compromisso desta escola. Por intermédio da leitura, é possível desnudar a realidade, ampliar a visão de mundo e o modo de pensar, transformar os sujeitos... Enfim, a leitura contribui para que cada um perceba que é possível entender e mudar muitas coisas e, com isso, “crescer” de uma forma mais consciente e feliz.

Um comentário: